Blog

João Pessoa é sinônimo de sol, mar, verde e qualidade de vida!


 

Praias de água azul-turquesa, clima tropical, com muito sol e calor durante a maior parte do ano, e muito verde. Essa é a receita para um paraíso, não? E a capital paraibana João Pessoa é isso tudo! Com cerca de 770 mil habitantes, a cidade é uma das mais arborizadas do Brasil, repleta de praças e áreas ao ar livre para a prática de esportes, o que inclui a bela orla, que todos os dias, das 5h às 8h da manhã, é fechada para caminhadas. Esses fatores levam João Pessoa a ser considerada a capital com a melhor qualidade de vida da região Nordeste, e isso se vê pela alegria e hospitalidade dos moradores.
Fundada pelos portugueses em 1585 como “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”, nas colinas às margens do rio Sanhauá, João Pessoa é uma das mais antigas capitais do Nordeste. Assim como o Recife, foi invadida pelos holandeses no século 17, e você pode ver uma parte dessa rica história nos prédios do Centro Histórico, como a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, a Igreja da Misericórdia, a Casa da Pólvora e a Fonte do Tambiá, tombados pelo Patrimônio Histórico como exemplos da arquitetura barroca colonial.
A partir da década de 1960, a expansão urbana de João Pessoa foi em direção à orla marítima, e as praias de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra são as mais agitadas. Apesar da grande verticalização, as ruas mais próximas às praias têm um limite na altura das construções, garantindo a preservação da paisagem. A orla tem ciclovia, quadras esportivas e muitos quiosques e bares, e as águas claras, protegidas pelos recifes, são ótimas para dar um mergulho. No final da Praia o Cabo Branco fica a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil e das Américas. É por isso que João Pessoa é conhecida como a cidade onde o sol nasce primeiro! O ponto é indicado pelo Farol do Cabo Branco. Próximo dali fica o Centro Cultural Estação Cabo Branco, com projeto de Oscar Niemeyer.
Em 1992, João Pessoa foi considerada pela ONU a segunda capital mais verde do mundo, atrás apenas de Paris. Além das ruas arborizadas, contribuem para isso as duas grandes reservas de Mata Atlântica dentro da cidade, que são consideradas os pulmões de João Pessoa e ajudam a deixar o clima da cidade mais ameno e úmido: o Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica devido à sua fonte da água, e que funciona também como jardim zoobotânico, com várias espécies de flora e fauna nativa, e a Mata do Buraquinho, com 515 de Mata Atlântica virgem, da qual uma parte foi recentemente transformada em Jardim Botânico. O Parque Sólon de Lucena, com projeto paisagístico de Burle Marx, também vale a visita.
A gastronomia de João Pessoa se divide entre os peixes e frutos do mar e a culinária típica do sertão, com muito baião de dois, carne de sol, macaxeira, arroz de leite e a famosa buchada de bode. O restaurante Mangai, na praia de Manaíra, tem um farto bufê de pratos nordestinos e uma infinidade de sucos de frutas típicas, como mangaba, graviola, cajá…
Vale a pena também explorar o resto do litoral paraibano. Ao sul de “Jampa” ficam as praias mais bonitas, como Tambaba, conhecida pelos naturistas. Ao norte, as melhores ondas para surfe. João Pessoa é realmente uma cidade ótima para morar e para visitar! Sol, praia, verde, história, qualidade de vida e comida boa é na Paraíba!
Fonte da matéria: www.goo.gl/DFNNRj

Receba novidades