Estilo de vida: confira 6 vantagens de morar próximo a parques

Além de fazer bem à saúde, estar próximo à natureza beneficia também a produtividade: um estudo da Universidade de Kansas mostrou que passar tempo ao ar livre aumenta a resolução de problemas e melhora as habilidades criativas. Bem mais que visitas a áreas verdes e programações de trilhas, escolher morar em um local com maior contato com a natureza pode trazer grandes benefícios no dia a dia.

Mesmo cercado de prédios e Empreendimentos, os centros urbanos têm buscado integrar as construções com árvores e espaços verdes, dando espaço aos parques públicos, cada vez mais comuns em uma tentativa de equilibrar os ambientes e oferecer áreas abertas que permitam atividades de lazer, como piqueniques, passeios com pets e prática de atividade física.

A tendência se tornou mais forte após a pandemia da covid-19, onde, por medida de segurança, as pessoas precisaram se isolar e agora voltam ao contato social, mas ainda buscando por áreas abertas e ventiladas. Assim, morar perto de parques se torna uma ótima opção para quem quer uma rotina de contato com a natureza e menos estresse. Confira outros benefícios de ter uma área assim perto de casa.

1- Diversão para todas as idades
Se alguns espaços de lazer são voltados para público infantil ou adulto, os parques públicos são voltados para todas as faixas etárias. Enquanto crianças se divertem, idosos podem caminhar, adultos passeiam e jovens e adolescentes fazem do local um ponto de encontro. É também uma alternativa para programações em família.

2 – Área de lazer
Tendo ou não espaços de lazer em casa, ao morar perto de um parque público é possível aproveitar para se divertir no local. Os parques costumam permitir a realização de piqueniques, brincadeiras e outras atividades de lazer.

3 – Respirar ar mais puro
Agindo como pulmões, as árvores costumam filtrar o ar, garantindo um oxigênio de maior qualidade nos locais em que se encontram. Assim, os parques possuem ar mais puro e com menos poluição.

4 – Incentivo para prática de atividade física
Nem todo mundo se acostuma a se exercitar em ambientes fechados, como academias ou estúdios, sendo o parque uma opção para realizar atividades físicas ao ar livre: caminhadas, corridas e até treinos de força podem ser realizados no local.

Os benefícios vão além do bem-estar que a atividade produz: um estudo conduzido por Rose, Morgan, & Kifley mostrou que atividades ao ar livre reduzem as chances de desenvolver problemas de visão, como hipermetropia e miopia. Já a pesquisa de Berman et al apontou a melhora significativa de pacientes com depressão ao se exercitar ao ar livre. Há evidências ainda de melhora na memória e maior atenção e foco.

5 – Bem-estar e gratidão
Estar em parques e áreas verdes também colabora com o sentimento de gratidão, conforme estudos apontam. A sensação de bem-estar é fortalecida ao notar o pôr do Sol e outros eventos da natureza.

6- Valorização da área
Ter um parque próximo oferece benefícios também à propriedade: os Empreendimentos construídos nas redondezas são valorizados, aumentando a procura na área e atraindo Empreendimentos na região, como shoppings, mercados e farmácias.

Em João Pessoa, capital paraibana, há diversos parques para a população, como o Parque Lagoa Sólon de Lucena, que fica no centro, mas é o bairro do Bessa que tem se destacado quando se fala de área verde: com três parques em cerca de 1km, um em construção e um quinto em fase de planejamento, a região se tornou uma ótima opção para famílias e integrantes de todas as idades.

O Parque Parahyba 2, no Bessa, possui diversos Empreendimentos nas suas redondezas: três deles são da MGA Construções. O Arbo e Soul Life Design estão em andamento e terão fácil acesso à área verde, além de contar com uma extensa área de lazer. O terceiro empreendimento será lançado em breve e também terá o Parque Parahyba 2 como vizinho, sendo ainda perto de escolas, academias, supermercados, barzinhos e farmácias.

Há ainda outras construções no Bessa, como o Breeze e o Mondo, que além de apartamentos convencionais, ficam a poucos quilômetros de áreas ao ar livre. Na região da orla de João Pessoa, os prédios também são próximos à praia, local muito utilizado também para atividades físicas e de lazer.

MGA Construções – A MGA é uma construtora de João Pessoa com mais de 15 anos de história e 19 Empreendimentos idealizados para garantir qualidade de vida aos moradores da capital e região metropolitana. Há ainda o Soul Life Design em andamento. Todos são localizados próximos à praia e podem ser opções tanto para moradia quanto para investimento